quarta-feira, 17 de abril de 2013

Instituto Camões

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., abreviadamente designado por Camões, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo ministro.

O Camões, I. P., tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar as atividades de cooperação desenvolvidas por outras entidades públicas que participem na execução daquela política e ainda propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presença de leitores de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino de português no estrangeiro a nível básico e secundário. Ler mais...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Biblioteca da UFAM disponibiliza 3,5 mil e-books

O acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) disponibiliza cerca de 3.500 e-books, conhecidos como livros eletrônicos, cujo acesso pode ser feito a partir de qualquer computador da instituição.

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade, Siméia Ale, a medida é um ganho no que se refere ao espaço físico das bibliotecas da instituição e representa um reforço no quantitativo já disponibilizado materialmente. "Uma característica importante dos e-books adquiridos é que podemos atualizar o acervo constantemente. O conteúdo é permanente, pode ser acessado de qualquer lugar dentro da instituição, sem a necessidade de registro do aluno. Além disso, é possível baixar os arquivos integral ou parcialmente", explicou.

A comunidade universitária pode visualizar conteúdos das áreas de Arquitetura, Artes e Design, Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e Biologia, Economia e Negócios, Química e Ciência dos Materiais, Ciências da Computação e Ciências Ambientais e da Terra, através do endereço ufam.dotlib.com.br.

De acordo com Siméia Ale, há também títulos nas áreas de Engenharia, Humanidades, Ciências Sociais e Direito, Matemática e Estatística, Medicina, Física e Astronomia, Computação Profissional e Webdesign.

A previsão é de que já nos próximos meses outros livros sejam adquiridos por meio de assinaturas junto às empresas que atuam no ramo da edição de conteúdo eletrônico. "A aquisição dos e-books partiu da necessidade em disponibilizarmos novas modalidades de consulta para a comunidade universitária. A
ideia é promover o sistema e torná-lo tão efetivo quanto a estrutura física", completou a diretora.
Fonte: Portal G1.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Corpo humano virtual: BioDigital Human

O sítio BioDigital Human apresenta um corpo virtual 3D que traz para a vida milhares de objetos de anatomia clinicamente precisos. Os visitantes podem começar clicando no botão “Get” chamado apropriadamente de Introdução. Aqui eles terão acesso a centenas de recursos interativos e exibições personalizadas que podem ser vistas através de todos os sistemas do corpo. Seguindo em frente, a área de “Imagens” vai ensinar os usuários a salvar e compartilhar essas poderosas ferramentas para uso em uma variedade de configurações. É importante notar que, enquanto a versão básica é totalmente gratuita, existem outros níveis de funcionalidade que estão disponíveis mediante pagamento.

Detalhes no URL: www.biodigitalhuman.com/

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

National Geographic disponível para todos os brasileiros

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou a revista National Geographic no Portal de Periódicos para todos os brasileiros. O periódico está acessível desde a primeira edição, publicada em 1888, até o presente e aborda temas relacionados à ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal, meio ambiente, ecologia e fotografia.

A aquisição da National Geographic beneficia todos os professores, estudantes e outros usuários interessados no conteúdo da revista. São mais de 120 anos de história reunidos em mais de 100 edições com, aproximadamente, 187 mil páginas de conteúdo, 160 mil imagens e 465 mapas.

De acordo com o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, professor Márcio de Castro, a National Geographic é uma evolução do Portal de Periódicos uma vez que oferece conteúdos para professores e alunos da educação básica. “Esse novo grupo de ingressantes ao acessar o Portal terá, então, a oportunidade de usufruir de um dos conteúdos voltados à educação e ciência mais importantes no mundo”, enfatizou.

A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho – onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra todos os artigos publicados nas edições impressas em inglês, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o artigo para posterior leitura. Leia mais...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Google Scholar Citations

Já está disponível o Google Scholar Citations!

Mais uma iniciativa para um índice de autoridade de grande escala.

  • Monitorar as citações de suas publicações.
  • Verifique quem está citando suas publicações. Faça um gráfico das suas citações ao longo do tempo. Compute as métricas de citação.
  • Visualizar publicações dos colegas.
  • Acompanhe o trabalho deles. Veja suas métricas de citações.
  • Aparecer nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico
  • Crie um perfil público que apareça no Google Acadêmico quando alguém pesquisar seu nome.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campanha "EU QUERO MINHA BIBLIOTECA"

Em março de 2010, a sanção da Lei 12.244/10  garantiu um direito inalienável: até 2020 todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão ter biblioteca. Sua efetividade, portanto, tem de ser tratada como prioridade nacional.

Há recursos públicos para a educação que podem garantir a criação e a manutenção de bibliotecas em escolas públicas. Portanto, a convicção de que, com a cooperação entre os diversos setores, a  democratização do acesso às legislações e recursos existentes e o controle social pela população, será possível planejar caminhos que garantam a efetivação da lei e que assegurem, em 2020, que as metas estabelecidas em 2010 sejam cumpridas, motivou a coalizão, por iniciativa do Instituto Ecofuturo, de organizações que desenvolvem trabalho de referência nas áreas de educação, leitura e biblioteca: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, Movimento por um Brasil Literário, Instituto Ayrton Senna, Rede Marista de Solidariedade e Todos pela Educação. Leia mais...

Fonte: Campanha EU QUERO MINHA BIBLIOTECA

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia da Secretária - IM


Aos Servidores Técnicos Administrativos:

Convidamos todos os servidores técnicos administrativos, para a confraternização do Dia da Secretária, que será realizado no dia 01 de outubro às 16:00, na sala 309 do Bloco Multimídia.

Contamos com a presença de todos. 


Equipe NADGP/IM

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Professoras do ICHS lançam livro


'Práticas de Ensino do Português' é o novo livro lançado pela editora Contexto, organizado pelas professoras Roza Palomanes e Ângela Bravin, do DLC/ICHS. Na obra, as docentes da UFRRJ e outros autores da UFRJ, da UFF e da UFRN discutem temas ainda considerados "pedras no sapato" dos professores de português. 

Para auxiliar futuros ou já experientes professores, graduandos e pós-graduandos de Letras, o livro traz conceitos sobre processamento cognitivo e aquisição de conhecimento. Também apresenta críticas e propostas ao ensino atual da língua e mostra alguns desafios do cotidiano escolar. Essas reflexões conjugam tradição e ruptura, levando aos leitores novos conhecimentos construídos dentro da ciência linguística, os quais podem ser somados à sua prática docente e aos conhecimentos que já dominam. Segue o link da editora para pré-venda.www.editoracontexto.com.br/produtos.asp?cod=586.

Cumprimentamos as colegas e desejamos pleno êxito na continuidade da caminhada acadêmica.

Fonte: Antonio Carlos Nogueira, diretor do ICHS. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

II Congresso Fluminense de História Econômica

O Laboratório de Economia e História da UFRRJ e o Laboratório de História Econômico-social da UFF convidam:

II CONGRESSO FLUMINENSE DE HISTÓRIA ECONÔMICA

A partir da próxima semana se realizará na UFRRJ o II Congresso Fluminense de História Econômica. A abertura será realizada no ICHS – Campus Seropédica, com a homenagem à Profa. Maria Yedda Linhares pelo Prof. Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ). Após a homenagem a conferência com o Prof. José Luis Fiori (UFRJ).

Nos dias 11, 12 e 13 as atividades serão realizadas no Instituto Multidisciplinar – Campus Nova Iguaçu, a partir das 14h com as comunicações coordenadas e Mesas redondas.


Programação das Mesas redondas

Mesa: História e Economia: diálogos teórico-metodológicos

Prof. Dr. Carlos Pinkusfeld Bastos (UFRJ)

Prof. Dr. César Honorato (UFF)

Prof. Dr. Marcelo Dias Carcanholo (UFF)

Mediador : Prof. Dr. Pedro Henrique Campos (UFRRJ)

Conferência: Economia Internacional e Relações Internacionais

Prof. Dr. Theotônio dos Santos (UFRJ)

Mediador: Prof. Dr. João Márcio Mendes Pereira (UFRRJ)

Mesa: História do Trabalho

Prof. Dr. Marcelo Badaró Matos (UFF)

Prof. Dr. Alexandre Fortes (UFRRJ)

Prof. Dr. Cláudio Batalha (UNICAMP)

Mediadora: Profa. Dra. Mônica Martins (UFRRJ)

Mesa: História e Desenvolvimento Regional

Prof. Dr. Carlos Brandão (UFRRJ)

Prof. Dr. Paulo Alentejano (UERJ)

Profa. Dra. Fânia Fridman (IPPUR/UFRJ)

Mediador: Prof. Dr. Luiz Fernando Saraiva (UFF)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Grupo de Trabalho Iguaçulendo

O GT Iguaçulendo convida para sua próxima reunião:

 
Data: 11 de setembro de 2012
Horário: 14h 
Local: UFRuralRJ -  Instituto Multidisciplinar - Bloco Multimídia - Sala 310
Endereço: Avenida Roberto Silveira, s/n (Ao lado do Viaduto da Posse, em frente a Viação Linave) 

GRUPO DE TRABALHO IGUAÇULENDO (DECRETO Nº. 9.139, DE 06 DE SETEMBRO DE 2011)


CÂMARA MUNICIPAL – SEMED – SEMCTUR – FULANAS DE TAL – UFRRJ – POLO BAIXADA LITERÁRIA (CECOM – SARITA – AMRF – CISANE – BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO PONTO CHIC PROFª JUDITH LACAZ) – CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA – CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – REPRESENTANTES DOS ESCRITORES IGUAÇUANOS – FÓRUM CULTURAL DA BAIXADA – EDITORAS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Hemeroteca Digital Brasileira

A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas.

Na HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA pesquisadores de qualquer parte do mundo passam a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 – a jornais extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, caso do Jornal do Brasil.

Entre as publicações mais antigas e mesmo raras do século XIX estão, por exemplo, O Espelho, Reverbero Constitucional Fluminense, O Jornal das Senhoras, O Homem de Cor, Marmota Fluminense, Semana Illustrada, A Vida Fluminense, O Mosquito, A República, Gazeta de Notícias, Revista Illustrada, O Besouro, O Abolicionista, Correio de S. Paulo, Correio do Povo, O Paiz, Diário de Notícias, e também os primeiros jornais das províncias do Império.

Quanto ao século XX, podem ser consultados revistas de grande importância como Careta, O Malho, O Gato, Revista da Semana, Klaxon, Revista Verde, Diretrizes e jornais que marcaram fortemente a história da imprensa no Brasil, como A Noite, Correio Paulistano, A Manha, A Manhã e Última Hora. Leia mais...

terça-feira, 10 de julho de 2012

O professor caiu na rede, e agora?

Enquanto alguns professores ainda resistem bravamente em manter sua aversão aos computadores e à internet e insistem na interação tradicional professor-aluno, outros já começam a experimentar a relação extra-classe virtual por meio das redes sociais on-line.

Em um primeiro momento o professor “perdeu o medo do computador” e passou a utilizá-lo para si mesmo de várias maneiras. Depois, seduzido pelas possibilidades de uso da rede (internet) e, principalmente, das mídias sociais interativas, como Facebook, Flickr, MySpace, YouTube, Twitter e Orkut, lançou-se de vez na rede. E agora? Como enfrentar as vantagens e desvantagens da super-exposição no mundo virtual?

Embora esse tema não seja ainda muito frequente no Brasil quando se fala da relação entre o professor e as novas tecnologias, os riscos da super-exposição de professores e alunos nas redes sociais já vem sendo debatidos há cerca de meia década nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde as TICs já vem sendo utilizadas pelas escolas e pelos professores há mais tempo que aqui.

No início de 2012 o Departamento de Educação da cidade de Nova Iorque publicou o seu “Guia para o uso das Mídias Sociais” (NYC Department of Education Social Media Guidelines, disponível para baixar no final desse artigo), onde restringe de forma bastante radical a interação professor-aluno nos ambientes virtuais. Na Inglaterra, no Condado de Kent, chegou-se a proibir os professores de possuírem um perfil no Facebook. Seria preocupação excessiva? Fobia do mundo virtual? Ou há mesmo um risco real no uso das mídias sociais interativas que justifique esse “medo”?

No presente artigo vamos discutir esse tema e apresentar sugestões sobre os cuidados que o professor deve tomar ao utilizar-se das redes sociais, quer seja para si mesmo, quer seja para fins educacionais. Evidentemente muito do que será sugerido aqui vale também para outras categorias profissionais e, de forma ainda mais geral, para todos os usuários da internet. Leia mais...