Portal CAPES

Missão e Objetivos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de cerca de 30 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Quem participa

O acervo do Portal de Periódicos da CAPES é composto por conteúdos de acesso livre e outros assinados com editoras científicas internacionais. Para acessar o conteúdo assinado, é necessário que o usuário esteja vinculado a uma das instituições de ensino superior e pesquisa participantes. A pesquisa é feita por meio de dispositivos eletrônicos conectados à internet (desktops, notebooks, aparelhos celulares, tablets), localizados nessas instituições ou por elas autorizados, sendo feito o reconhecimento dos IPs.
 
Esta opção permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos da CAPES disponível para sua instituição. Este serviço é provido pelas instituições participantes, ou seja, o nome de usuário e senha para acesso devem ser verificados junto à equipe de TI ou de biblioteca de sua instituição.

Para utilizar a identificação por meio da CAFe, sua instituição deve aderir a esse serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Clique aqui para mais informações e acesse também o Tutorial para entender o passo a passo do acesso remoto.
 
 

As bases de dados reúnem diversos tipos de conteúdo científico, sejam artigos, resumos, referências, estatísticas, teses, dissertações, material audiovisual, dentre outros. A pesquisa por bases permite a consulta de três formas: por título, por área do conhecimento ou avançada, na qual é possível combinar algumas informações. Na primeira opção, busca por título, é possível localizar uma base de dados pelo nome, letra inicial ou verificar a lista completa. Caso a consulta seja feita por área do conhecimento, são relacionadas as subáreas e a quantidade de bases disponíveis em cada uma. A busca avançada permite associar campos como editor responsável, tipo de conteúdo, bases nacionais ou de acesso gratuito. 

Os treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES são gratuitos e ensinam como otimizar a pesquisa por meio de cada tipo de busca.

 
Algumas Bases de dados do Portal CAPES

Ciências Ambientais
ACS Journals Search

Ciência da Computação
AIP Scitation - American Institute of Physics
American Physical Society - APS

Matemática
Academic Search Premier - ASP (EBSCO)
ACM Digital Library
AIP Scitation - American Institute of Physics
American Physical Society - APS
ArXiv.org - Arquivos Abertos e Redes de e-prints
Cambridge Journals Online
Project Euclid

Educação
Academic Search Premier - ASP (EBSCO)
Cambridge Journals Online
ERIC
Gale - Academic OneFile
JSTOR  

Multidisciplinares
Annual Reviews Science (AAAS) 
SCOPUS (Elsevier)
Web of Science (Thomson Scientific / ISI Web Services)